Estar fraco na fé






Algo muito comum, e também muito delicado, acontece em todos os lugares, em todas as igrejas: as pessoas que estão fracas na fé. 

"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.[...] Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme; porque poderoso é Deus para o firmar." (Romanos 14, 1 e 4) 

Se seu amigo está indo na igreja com menos frequência, está começando a sair com outro grupo de pessoas que podem lhe fazer mal, espiritualmente, ofereça sua mão; porém se ele não aceitá-la, ore pela alma dele. 


É muito difícil para quem está nessa situação, porque a pessoa está se sentindo perdida, com muitas dúvidas na cabeça. Se ela ora pouco, ela não tem mais coragem de orar, "Por que Deus iria me ouvir se eu estou tão fraco, agora? Eu nem ao menos mereço ser ouvida". Se a pessoa está começando a tomar caminhos que sabe que são errados, mas que, por alguma razão, decide segui-los por um tempo, suas forças todas se vão. Talvez ela não se sinta mais no direito de receber alguma bênção de Deus, ou até mesmo comece a acreditar que seu sofrimento diário é consequência de seus atos e que ela não tem o menor direito de reclamar, ou de pedir a Deus para ajudá-la.

Estar fraco na fé é se sentir nos dois mundos e ao mesmo tempo se sentir em lugar nenhum, sozinho.

Você consegue imaginar tamanho sofrimento que a pessoa sente quando ela acorda das alegrias do mundo, que pareciam a fazer tão bem naquele momento e, quando percebe, tudo está ainda mais confuso e pior do que antes? 


E, então, no momento em que ela se ajoelha aos pés do Senhor, que consegue pedir perdão a tudo que tem feito, que uma palha cria um foguinho dentro daquela alma tão atribulada, vem novamente o medo: se eu voltar agora vou estar sendo julgada por todos ao meu redor.

Não basta ter sido enganado, sofrido, errado, só conseguir pedir a Deus perdão em suas orações, e quando a pessoa consegue pensar em voltar, ela volta um passo, pensando naqueles que vão julgá-la por tudo que ela fez até agora.

Por isso, eu faço um apelo à igreja, a você que está forte, firmado na Graça do Senhor Jesus: quando aparecer alguém na sua igreja que está fraco na fé, não aponte-o, não julgue-o, abrace-o.

"Nossa, faz muito tempo que você não vem, que milagre você por aqui", troque isso por "Que alegria poder te ver novamente!"


"Fiquei sabendo que você andou indo pra tal lugar pela cidade" troque isso por "Quer ir comigo na igreja semana que vem?"

Ninguém gosta de admitir que errou, e errar perante Cristo é algo ainda mais doloroso. Ore a Deus todos os dias por aqueles que não têm forças de ir à igreja, que estão sendo enganados pela alegria momentânea do mundo.

Se você leu esse texto, e conseguiu pensar em alguém que você ajudou quando estava fraco e hoje voltou a ter força para viver na fé, saiba que você foi responsável por salvar uma alma.

Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:20)

E se você, por um acaso está lendo esse texto e se identificou, saiba que Deus te ama. Não digo isso porque acho bonito, mas se você se incomoda como está, sofre com sua situação, é porque sua alma ainda está firmada em Cristo!

Busque perdão, busque apoio, peça a Deus forças para passar por essa situação. Não tenha medo! Deus se agrada daqueles que enxergam seu erros e pedem perdão; todos nós somos tão fracos! E devagar você vai encontrar novamente seu caminho. Dê um passo de cada vez, e não olhe para trás. Você vai encontrar uma mão para te ajudar a levantar: a mão de Jesus Cristo, e conforto novamente achará. 



Louise

Lembra-te

Um comentário:

  1. A alguns dias atrás ouvi a palavra de Deus que dizia na igreja que Deus se agrada daqueles que tem medo de errar e que levara eles para o céu e também dos que se arrependem dos seu erros,que Deus não veio para quem se acha forte e sim para o pequeno pecador errante,força avante que uma gloria nos espera levemos a mensagem de Cristo não deixemos que aquilo que nos desanima chegar perto!!!

    ResponderExcluir