Pequei, e agora?

Primeiramente, gostaria de pedir que leia até o final. Não vai demorar nem cinco minutinhos, prometo! 

Enfim...

Poderia simplesmente dizer como muitos: Jovem, acabou, apenas sente e chore. Mas não é bem assim! Muitos jovens afastam-se de Deus, desistem de tudo e abandonam sua fé após cometerem um pecado. Por esse motivo, estamos aqui, na Lembra-te, com esse tema! Primeiro, vamos esclarecer:

O QUE É O PECADO?

Pecado: substantivo masculino 1. violação de um preceito religioso. 2. p.ext. desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro.

O pecado é mencionado várias e várias vezes na Bíblia Sagrada, começando lá com o Sr. Adão e a Dona Eva. Pode ser definido como uma violação das leis de Deus, como os Dez Mandamentos, por exemplo. Em suma, mesmo os que nunca assassinaram ou cometeram adultério serão julgados por mentir, ou por cultuar falsos ídolos ao invés de adorar apenas a Deus. Não existe pecadinho ou pecadão, pois o pecado em qualquer quantidade, infelizmente, nos afasta de Deus.

PEQUEI, E AGORA?

Ok, serei mais direto! Provavelmente, quando você fica sabendo que alguém "pecou", logo associa isso com fornicação, adultério e etc., correto? Pois bem, vamos a questão: 

"- Lucas, pequei de morte! Há esperança para mim? Estou perdido?"

O termo "pecado de morte" gera certa dúvida no meio do povo de Deus, afinal, o que é pecado de morte? Podemos ler no trecho retirado do blog "JovemCCB" do Ricardo Alexandre (recomendo!):

Diz a Bíblia em 1Jo 5:17: “Há pecado para morte”. A partir desse versículo desenvolveu-se a ideologia dos pecados irreconciliáveis (adultério e fornicação), no entanto, era à apostasia dos anticristos que negavam a salvação em Jesus que se referia o autor da epístola (Leia 1Jo 2:18-23). Todos precisamos da redenção que está em Cristo Jesus. A justiça de Deus se manifesta a todos os que creem (Rm 3:22); Somos justificados pela fé (Rm3:28) e por ela agraciados (Rm 5:2) e salvos (Ef 2:8). Se aceitar ao Senhor Jesus é a nossa salvação; negá-lo, é a nossa perdição. Pois “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12). Se crendo somos salvos, deixando de crer já estamos condenados. Negar o Filho (1 Jo 2:22,23; Hb 10:29), desprezando a salvação gratuita que é dom de Deus, este é o pecado de morte.

"- Ufa, não pequei de morte! Então posso voltar a praticar..."

Opa, espera aí, não é bem assim! Pelo amor de Deus, não tente usar esse texto como justificativa para pecar, sério! O foco aqui é outro! 

Continuando... O que devemos fazer caso ocorra o pecado? 

Devemos confessar nossas faltas, pois Ele tem misericórdia (Ef.2:3-5), ou seja, Deus perdoa todo pecado confessado, e está escrito que os anjos fazem festa quando um pecador se arrepende (Luc 15:10). Mas, se continuarmos no erro mostrará Ele misericórdia? Quantas vezes? Até mesmo depois de sabermos a verdade? Cuidado, pois também está escrito: Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gal 6:7)

Sua misericórdia se estende àqueles que o temem... (Lucas 1:50)

Que jamais sintamos incentivados a pecar, pois a doutrina nos livra do mal; não nos induz a ele.


Fiquem com Deus!




Lembra-te

2 comentários:

  1. A paz de Deus!

    Penso que somente a Deus, a menos que seu pecado seja contra teu irmão, daí vai e pede perdão a ele.

    "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9.

    O homem costuma julgar e condenar seu irmão, mas não deve fazer isso, vejamos:

    “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz” Tiago 4:11

    Fique em paz meu irmão, você não teria tantas dúvidas se tivéssemos um ensino bíblico decente.

    E olha, não sou o dono da verdade, examine tudo e retenha o que achar bom.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecar é uma palavra grega que significa literalmente errar o alvo.

      Excluir